.comment-link {margin-left:.6em;}

Pachalafaka

Portuguese guy moves to Istanbul, learns turkish and lives the new culture.
Um português em Istanbul
Bir portekiz İstanbul'da

Name:
Location: Türkiye

2008-10-22

A minha vida na Turquia

Nos ultimos tempos tenho recebido alguns contactos de portugueses e brasileiros que estão a pensar viver na Turquia e perguntam-me pela minha experiência.
Resolvi postar aqui um resumo da minha experiência na Turquia. Como não sou mais de ciências do que de literaturas vou organizar a história em bullets:
  • Dez/2003 - A minha primeira visita à Turquia por 1 semana, motivo - ver a Pelin que na altura era uma aiga turca, depois desta visita passsou a ser namorada.
  • Mar/2004 - Segunda visita à TR por 10 dias, nesta visita cheguei à conclusão que para bem da minha saúde mental e emocional tinha de arranjar maneira de me mudar para a TR.
  • Jun/2004 - Terceira visita
  • 19 Ago/2004 - Mudança para Istanbul, foi uma decisão complicada, mas valeu o facto de a empresa onde trabalhava em PT ter mantido a minha posição quando eu decidisse voltar. O plano era, aprender turco e arranjar um emprego num prazo de 6 meses.
  • Set, Out, Nov 2004 - Curso de língua turca em full-time, foi uma excelente base para todos os progressos que fiz com a língua até hoje, apesar de passados estes 3 meses estar ainda a um nível muuuuito básico na oralidade. Foram uns meses excelentes, os primeiros tempos de namoro misturados com o facto de ser um turista/estudante, enfim um regresso aos tempos de Erasmus!
  • Dez,Jan 2005 - Procura de emprego, foi um período difícil, a língua foi uma barreira enorme começando pelo facto de levar imenso tempo a perceber o que os anúncios e sites de emprego diziam. Com alguma perseverança consegui finalmente encontrar um site que parecia mais virado para o tipo de oportunidades que eu procurava. Fiz umas 5 entrevistas e consegui receber no final de Janeiro 2 propostas.
  • Fev-Ago 2005 - Empregado numa pequena empresa turca, começei com um salário ridiculamente baixo mas que subiu rapidamente para valores aceitáveis. A adaptação não foi fácil, especialmente nos primeiros 2 ou 3 meses. Foi uma mudança drástica para um novo mundo, "crise de identidade" foi a melhor expressão que arranjei para definir aquilo que passei, acho que tenho alguns posts neste blogue que falam sobre isto, lembro-me que a internet e a blogosfera foram preciosos nessa altura para me ajudar a passar essa fase.
  • Set,Out 2005 - Mais 2 meses de curso de turco em full-time, para isto interrompi o trabalho na empresa onde estava, foi muito bom ter interrompido o curso após os primeiros 3 meses porque os 7 meses de emprego elevaram a oralidade e puseram-me no nível necessário para fazer o 4º e 5º nível de turco.
  • Nov-Fev 2006 - Mais 4 meses na empresa, nesta altura o trabalho corria bem, mas as minhas expectativas em termos de salário faziam-me pensar em mudar.
  • Mar-Ago 2006 - Aceitei um cargo na minha antiga empresa Portuguesa para trabalhar deslocado na Polónia, mudei-me para Varsóvia e mudei novamente de mundo, este foi um período interessante para perceber a diferença entre um emigrante (mal pago a trabalhar numa condição semelhante aos locais) e um expatriate (mto bem pago a trabalhar em melhores condições que os locais).
  • 18 Ago 2006 - Casamento com Pelin, uma bela festa (ajudou o facto de ter subido à condição de expatriate). Esta celebração e pré-celebração envolveu também uma série de adaptações à cultura turca que tem algumas diferenças substanciais da portuguesa.
  • Ago-Fev 2007 - Estive mais 2 meses em Varsóvia e 4 meses em Portugal, foi a altura da Pelin emigrar e estudar uma língua diferente.
  • Mar 2007 - Hoje - Decidimos voltar para Istanbul e eu procurei um novo emprego, desta vez uma procura bem mais eficaz: 15 entrevistas e 7 propostas. Começei em Abril numa média empresa com contactos na Holanda. Até agora tem sido um trabalho aliciante e com bastantes sucessos, as condições salariais não sao as melhores e um pouco longe do que poderia estar a ganhar em PT, mas tenho a noção que estou a evoluir na aculturação e na profissão. Os próximos planos são: solidificar a língua e fazer o exame nacional de turco para estrangeiros que dá um certificado; obter cidadania turca; solidificar um emprego e as condições de trabalho.
Espero que esta pequena história apanhe eventuais tugas (e outros) que estejam a googlar e a pensar vir para a Turquia, e que os ajude a decidir mudar de vida.
A nível pessoal, mudar para a Turquia foi uma decisão da qual nunca me arrependi, nem nos dias difíceis. A cultura turca é muito rica e com uma grande virtude, a hospitalidade, tneho feito muitos amigos que rapidamente me chamam de "Döst". Para além disso tudo que tenho vivido e continuo a viver tem proporcionado uma aprendizagem constante, e com o tempo tenho valorizado cada vez mais o acto de aprender.
Deixo aqui o contacto para quem quiser entrar em falar comigo ou com outros lusos em terras turcas, é um Public Chat no Skype, o link é http://tinyurl.com/5oyh8m
EDIT: Os Public Chats já não são suportados no Skype, mas o canal continua a existir, quem quiser entrar no canal que me contacte no Skype através do username: pauloya

35 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Deo dizer que isto já pedia a criação da associação internacional de Yabanci Damat's*
Estou numa situação idêntica à tua, casei há duas semanas com uma turca em istanbul mas para já vamos apenas viajar durante uns tempos sem fixar residência nem em Lisboa (de onde sou) nem em Istanbul (de onde ela é). Achei muito curioso de repente e completamente por acidente encontrar este blog e descobrir ue não estou sozinho nesta aventura luso-turca.

Estou à disposição para trocas de e-mails e afins e ando farto de procurar um restaurante português em istanbul mas ainda não tive sorte, alguém conhece?

abraços a todos
Pedro Gomes

10 December, 2008 18:39  
Anonymous Anonymous said...

Esqueci-me do asterisco :)

Yabanci Damat, para quem não souber, era o nome de uma série de culto que passou nas tv's turca e grega nos anos 80, sobre um grego que casa com uma turca. Yabanci Damat quer apenas dizer noivo estrangeiro.

10 December, 2008 18:42  
Anonymous Emre said...

Boa tarde Aziz (não sei se é o teu nome Portugues) e Pedro. Li o teu post com algum interesse. Tive quase a mesma aventura mas para o lado contrário. Sou um turco que vive em Portugal há 8 anos. Quando vi o teu comentário de MAR/2004 de chegar a conclusão que para bem da tua saúde mental e emocional, tiveste que mudar para Turquia. Foi exactamente o que me aconteceu. A minha experiência com a minha namorada (e ex-esposa) não correu bem mas não estou arrependido de ter seguido os meus instictos. Agora estou casado (mais uma vez :) ) e estamos a espera do nosso primeiro filho! Se precisares alguma ajuda na Turquia e se posso ajudar, ficaria contente. Boa continuação. (Já agora tenho bastante saudade da comida turca!! São uns sortudos!)

26 June, 2009 17:26  
Blogger Aziz said...

Soh agora vi que tenho os comentarios do Pedro Gomes desde Dezembro de 2008! Peço desculpa pelo atraso na resposta.
Em relacao ao clube dos noivos estrangeiros, vamos nessa! :) e restaurante portuguesa aqui, nao me parece que algum dos poucos portugueses que habitam por aqui se meta nisso :P
Espero que ainda entremos em contacto!
Emre, o mesmo para ti.
Reparei agora que o link para o chat do skype nao funciona. Parece que os chats publicos foram fechados. Mas o chat continua bastante activo, com cada vez mais gente.
Se usarem skype, adicionem-me, o meu nickname eh "pauloya" para falarmos melhor e para vos meter no chat. Temos varios portugueses e brasileiros que vivem ou se interessam pela TR e turcos que falam portugues.

27 June, 2009 00:10  
Blogger ly said...

selam...gostei de seu blog...:) buscava algo semelhante...é dificil encontrar pessoas que relatem algo sobre a turquia e que falem português,estou interessada em conhecer sempre mais sobre a TR faz um tempo já, boas postagem :).

21 September, 2009 02:52  
Blogger bigwinter said...

Olá, sou brasileira e estou interessda em aprender a lingua turca,pois não acho boa idéia estudar no líbano. Tenho loucura para conhecer a turquia e estou procurando oportunidade de estudos em Istambul, vi que no início voce foi para estudar e trabalhar , exatamente o que penso fazer.Acho que voce poderia me ajudar dando umas dicas. Adoraria obter respostas suas , agradeço desde já !
Angélica Bichir

16 November, 2009 01:11  
Blogger Aziz said...

Ola Angelica,
Lingua turca no Libano? acho que nao :D
Adiciona-me no skype (pauloya) que eu adiciono-te no canal e falamos lah!

16 November, 2009 11:53  
Blogger Gustavo said...

Caros portugueses aventureiros por terras da Turquia.. Foi com grande alegria que me deparei com este vosso blog onde todos vós "desabafam" e deitam cá pra fora o que vos vai nessa alma Lusa!
Chamo-me Gustavo Arouca e trabalho em Tv. Estamos agora a produzir um novo programa sobre viagens e sobre os portugueses que de uma maneira ou de outra se encontram em Istambul. Preciso de entrar em contacto convosco, o meu e-mail é : migusta7@gmail.com e de qualquer forma amanhã tentarei falar convosco através do skype.

Abraços Lusos

Gustavo Arouca

22 February, 2010 20:16  
Blogger Unknown said...

Olá a todos!!!
Deparei-me com este blog nas minhas pesquisas pela Turquia.....Realmente existem coisas fantasticas e ao ler as vossas histórias a minha vontadesó cresceu....
Visitei a Turquia pela primeira vez a semana passada, inutil será dizer que adorei, apaixonei-me completamente por este país e sinto que parte de mim lá ficou....agora só penso em voltar....O primeiro dia em Portugal por incrivel que pareça procurei por viagens baratas para voltar, infelizmente não o poderei fazer já neste momento! Não sei como o fazer, mas a minha vontade é somente uma, largar tudo para o alto e ir.....será que conseguiria me estabelecer por lá? Um largo conjunto de questões rondam a minha mente, algo me suga a milhares de kms de distancia, como se a minha felicidade estivesse lá chamando por mim....
O meu mail é catiabroliveira@hotmail.com , gostaria de trocar impressões convosco e que me dessem algumas dicas!
Uma boa continuação para todos vós!
I Love Turky.....

26 April, 2010 15:11  
Anonymous sonia said...

Catia,..incrivelmente descreveu-me...,visitei a Turquia pela primeira vez aos 18 anos de idade ..adorei ..Amei...totalmente rendida ao seu fascinio.
Em Maio do ano passado, 19 anos depois voltei á Turquia e todas as lembranças.. sabores.. odores , emergiram das memorias...Adoro tudo... a musica ..as pessoas as ruas ..ahhh a comida ..divinal. Apos o meu regresso increvi-me num curso de turco afim de manter uma ligação com a Turquia..desde então já fui mais 2 vezes á Turquia e tenho planeada mais uma viagem para este verão. Na verdade cada regresso é custoso porque como a Catia sinto-me que saí de casa ...
Guardo em mim a vontade de mudar de vida e de país ...na expectativa de uma vida mais plena , de felicidade natural, de quem aprecia o dia a dia, bebendo um çay ao fim da tarde no Kiz Kulesi.....Türkiye seviyorum!!

09 January, 2011 21:09  
Blogger Unknown said...

Olá Aziz! Antes de tudo, gostaria de agradecer a sua disponibilidade e dizer que sua história é muito interessante.
Eu me chamo Marina, moro no Brasil. No ano passado fiz um intercâmbio para a Inglaterra e tive a sorte de conhecer alguns turcos. Agora a ideia de ir a Turquia e talvez morar lá não me sai da cabeça. Tentei te adicionar no skype, mas não deu certo. Gostaria de conversar com vc. Meu skype é marina.ercoli@hotmail.com
Desde de já, muito obrigada. :)

17 April, 2011 15:22  
Anonymous Fernanda said...

Olá... sou brasileira e estive em Istambul por 11 dias , março de 2011 , posso dizer que os melhores da minha vida! A cidade é linda , o povo é extremamente amigável . Foi então que me bateu a vontade de viver naquele país . Estou procurando exaustivamente por empregos na área de tecnologia :P . Quero aprender a língua . a cultura .. e estarei visitando novamente Istambul em junho/2011. Boa Sorte para os que estão na msm aventura que eu . :)

19 April, 2011 03:20  
Blogger Carol said...

Oi gente!
Estou aqui mais uma vez deixando um comentário. Sou brasileira e conheco a Turquia e posso dizer que é o país mais lindo do mundo! Quero muito morar lá e também estou a procura de emprego!
Nós brasileiros e talvez também portugueses podemos manter contato. Uma mão sempre lava a outra,né?
Meus e-mails: carol_admufba@yahoo.com.br e caroliveira@deloitte.com

03 May, 2011 17:55  
Blogger Paterline said...

Oi pessoal.
Vi os posts e tenho vistos algumas villas a venda em Oludeniz, Ovacik e Fethiye que são as coisas mais linda que ja vi alem de terem preços convidativos e serem proximos a praia. Não se encontra lugares no Brasil assim com vista para o mar e as montanhas com casas completas e com esse preço. Tenho vontade de conhecer o pais desde que vi uma reportagem sobre ele. Penso em quando me aposentar. Gostaria de saber sobre o custo de vida, educação e serviços de saúde nessa região. Se alguem souber me dá uma luz aí. Abraços Fraternos...

24 June, 2011 04:37  
Blogger Aziz said...

Estive em Oludeniz recentemente e posso dizer que tem uma praia optima, tem muitos ingleses e bons restaurantes e hoteis. Gostei muito.

24 June, 2011 22:48  
Blogger Paterline J. Corrêa said...

Grato Aziz
Que inveja boa. Imagino que tenhas gostado deveras do local. Aparentemente é lindo.
E quanto ao custo de vida? Penso em me mudar em difitivo. Estou buscando cidadania portuguesa uma vez que tenho descedencia da terrinha.(rs).
Abraços fraternos.
Paterline José Corrêa

04 July, 2011 21:17  
Blogger André said...

Olá a todos
nem sei que mais possa acrescentar para além do que já foi dito por cá...
Fui aluno de erasmus em Izmir durante um ano e rapidamente compreendi que seria ali que gostava de me fixar no futuro,um pouco por tudo o que vocês apreciaram,desde gastronomia,hospitalidade e um novo amor :).
Neste momento já tenho em vista um trabalho naquela cidade e espero voltar em breve.
A minha dúvida prende-se com o facto de aprender a língua.Tenho um nível basico mas gostava de um dia chegar a ser fluente...Até que ponto será difícil aprender a língua local e o que terei de fazer para ser mais eficaz nesse processo?
Já agora,conhecem gente portuguesa ou brasileira que resida em Izmir?
Abraços
André

07 September, 2011 23:33  
Blogger Aziz said...

Ola Andre, Izmir eh uma cidade porreira.
A lingua turca eh bastante complicada, eu estudei 3 meses full time no inicio e fiquei muito aquem, soh talvez depois de um ano e meio comecei a sentir que conseguia comunicar minimamente bem. Mas claro que depende de muita coisa. No meu caso falava ingles com a namorada, o que nao ajuda, mas eh muito complicado fazer a transicao do EN para o TR.
O ideal eh fazer amigos que nao falem EN.
Eu comecei por estudar 3 meses full time, durante 1 ano e meio estive a trabalhar e depois voltei à escola para fazer mais 2 meses full time, eh uma lingua muito regular, portanto a gramatica tem muito de logica e pouco de "decorar". O pior eh o vocabulario, que eh muito afastado do nosso. Para chegar a um nivel fluente aconselho a mistura dos estudos com a pratica.. Mas isso eh como em tudo :)
Quanto a residentes, sei que ha um hotel perto cujo dono eh portugues e com portugueses a trabalhar la. De resto tem um consul muito activo na comunidade portuguesa, sem duvida um contacto importante a fazer!
Adiciona-me no Skype (pauloya) e posso dar-te os contactos.
Iyi $anslar!
Paulo

08 September, 2011 00:45  
Blogger misterobson said...

ola meu nome é Robson gostaria de saber mais sobre a turquia se alguem puder me ajudar me add
misterobson@hotmail.com

11 September, 2011 01:55  
Blogger Hugo Viegas said...

Ola pessoal

Bem isto é deveras impressionante não sabia que havia tanta interacçao entre tugas e a Turquia. Aziz se me puderes dares uma dicas para ai agradecia, tou me a paixonar por esse pais e tambem tive o prazer de conhecer pessoas interessantes do tempo da universidade em Erasmus cá, sou da area de turismo/marketing. vitorhugo10@gmail.com Abraço

22 September, 2011 19:34  
Blogger zen said...

Olá Todos :) neste momento sorrio sem para por ver que os portugueses e as portuguesas são uns pinga amores :). Cheguei esta semana de Istambul fui a um casamento de um casal amigo Turco e vim de lá apaixonado pela cidade pela hospitalidade e claro pois por uma amiga do noivo que já conhecia à 4 anos :). Neste momento tambem procuro uma posição para me mudar de malas e bagagens para aquele país. Para além do que aqui já foi dito, o que senti mais lá foi alegria nas faces das pessoas. Só em Istambul são cerca de 20 milhões de pessoas cheias de garra e fazendo a ponto com Portugal somos pouco mais de 10milhoes no país todo e só nos vendem desgraças. Por essa razão espero muito em breve voltar a Istambul. Só um pequeno reparo ir como turista e ir como "amigo" e viver por dentro a cultura deles é sem duvida uma experiência única.

04 October, 2011 19:58  
Blogger cassia30s said...

Aziz, bom dia, adicionei vc no meu skype para conversarmos. Tenho muitas curiosidade sobre a Turquia e vou te contar minha história meio louca, quem sabe depois não posto algo aqui. Obrigada por essa oportunidade de saber mais sobre o que no momento aperta meu coração. grande abraço a todos!!!

17 November, 2011 13:07  
Blogger sergio said...

Ola meu nome e' sergio e estava eu no meio da noite a procura de emprego na net que de repente lembrei de procurar algum emprego na turquia que acabei de encontrar este post..
Fiquei muito feliz em primeiro lugar pelo facto de Aziz ter partilhado esta aventura dele connosco, eu tive uma dessas aventuras parecidas que foi por causa dos meus pais que o meu pai e' turco e a minha mae portuguesa bem eu nasci em portugal mas ja vivi e estudei 7 anos na turquia. neste momento estou a viver em portugal mas nunca deixo de pensar um dia quando ter possibilidades ir a turquia para viver la, bem tenho la familiares mas neste momento estou desempregado e como ainda sou jovem primeiro tenho de organizar a minha vida. Eu estive na cidade mugla que fica numa zona turistica onde ta bodrum, marmaris etc.. nao sei se alguem reconhece :P a turquia mesmo como zonas turisticas ou em termos de culturas para explorar novos conhecimentos de facto e' muito bom nao se compara com o que se ve na tv por exp. aconselho para quem gosta de ferias ir la dar um saltinho ou ate mesmo para viver mas isso ja e' para quem tem mais possibilidades. com tudo fica um conselho meu como ja tive experiências de alguns anos. no caso de existir algum turco que viva na zona do porto ate podíamos fazer um encontro para falar que ja estou com saudades de falar um pouco :P deixo aqui o meu mail so pelo caso sergio_hakan@hotmail.com

19 December, 2011 09:01  
Blogger João Portela said...

Merahaba! Tenho andado desenfreadamente à procura de qualquer tipo de ajuda. O início da sua história é muito semelhante à minha:

Fiz Erasmus em Itália onde conheci Tutku, uma rapariga turca de Istambul;
Viajei a primeira vez a Istambul depois de Erasmus para a visitar (a nossa relação começou a ficar séria);
Ela veio a Portugal;
...
Acabamos os nossos cursos;

O problema é que agora queremos ter a oportunidade de estar no mesmo país mas não sei por onde começar. Procurar emprego na Turquia a partir de Portugal está a ser muito complicado. A minha formação foi em engenharia electrónica e de telecomunicações.

Gostava de ter oportunidade de trocar algumas palavras consigo para tentar alinhar as minhas ideias e planos.

30 January, 2012 01:01  
Blogger Aziz said...

Ola Joao,
Curiosamente tambem fiz Erasmus em Italia :)
E a Italia pode ser o sitio para voces viverem, geograficamente eh o ideal :)
Por outro lado, o facto de estarem os 2 deslocados pode ser bom, ou nao... Depende muito de voces os 2, da capacidade de cada um de se adaptar a viver noutro pais, e como ja teem a experiencia do Erasmus ja devem ter alguma ideia sobre isso. A lingua eh a barreira mais dificil.
Quanto a procurar emprego, nunca eh facil faze-lo de longe, as empresas nao querem perder tempo com hipoteses remotas. Penso que a area de electronica e telecomunicacoes eh semelhante ah minha em termos de oferta de emprego, eh provavelmente mais facil para ti encontrar algo na TR do que ela em PT, ainda para mais da forma que as coisas andam em PT...
Ultimamente nao tenho podido entrar no Skype, mas a partir da proxima semana ja devo aparecer. Tambem podes mandar mail para pauloya(em)gmail.com .
Boa sorte!

30 January, 2012 02:09  
Blogger Luciane Köşlü said...

Ola, meu nome é Luciane sou casada com um turco e moro em İzmir desde junho do ano passado. Legal compartilhar experiencias. Tamb"m tenho um blog narrando minhas aventuras enquanto me adapto a nova vida www.lucinaturquia.blogspot.com abraços brasileiros !

26 February, 2012 20:28  
Blogger Aysha Demirel said...

Olá meu nome é Aysha e gostaria de saber onde posso ver sobre empregos em Istanbul. Já estive na Turquia 2 vezes uma delas até trabalhei no Golden Orange. Mais isso em Antalya queria alguma informação de Istanbul se possivel. Tsk Ederim email:aysha_demirel@hotmail.com.

07 June, 2012 21:54  
Blogger Viviane Frank said...

Olá a todos!
Meu nome é Viviane, cheguei recentemente de Antalya e posso dizer que sou completamente apaixonada pela Turquia!!!
Sei que há empregos nesta parte do País (Antalya) onde a exigencia, em termos de idioma, seria mais o alemao, ingles e principalmente o Russo. Quem souber um pouquinho de cada uma já tem chances de conseguir emprego em lojas e hotéis no local!.
Os alugueis de casas sao bem baratos. Um apartamento com 3 quartos, proximo do mar sai por volta de 250-300 euros mensais(Nao sei o quanto seria em valor de lira), pra uma pessoa sozinha que quer um apartamento pequeno pode encontrar na faixa de 150 euros mensais.
O povo é muito simpático e gostam de ajudar.
Os hotéis 5 estrelas en antalya (e olha que sao muitos) estao sempre a precisar de gente pra trabalhar.
O salário nao é muito, mas é o suficiente pra poder pagar as contas uma vez que o nivel de vida lá é baixo!.
Estou querendo me mudar pra lá em breve e quem quiser contato comigo é só me add no skype: viviane.frank10
Beijao a todos voces!

14 June, 2012 01:30  
Anonymous Anonymous said...

ola amigos. sou de pt e ja estou na louca de comprar o bilhete so de ida...alguem sabe indicar como encontrar quartos individuais e em boa zona por istanbul. ...de4@sapo.pt Victoria

21 October, 2012 16:32  
Blogger joana said...

This comment has been removed by the author.

06 January, 2013 03:12  
Blogger joana said...

(Janeiro 2013)
Olá a todos!
Estava à procura de ofertas de trabalho na Turquia e deparei-me com este blog...
Ler os vossos coments e a história do Aziz ainda me dá mais vontade de fazer as malas e ir.
Eu sou uma PT que se apaixonou por um turco, e planeamos casar assim que ele acabar a missão militar, e até já comecei a aprender turco...
As vossas histórias são muito inspiradoras! Será que me podiam informar se existe alguma oferta de trabalho na área financeira.
Obrigada e desejo um bom 2013 para todos :)

07 January, 2013 16:45  
Anonymous Anonymous said...

olá sou uma aluna portuguesa de arquitectura e vou para o proximo semestre ingressar no programa erasmus para istambul com mais uma colega.... gostava de pedir alguns conselhos de como arranjar casa etc algém que já conhece se o ambiente ... obrigada

anacarvalho.arq27939@gmail.com

03 May, 2013 21:12  
Anonymous Cassandra said...

Ola
Sou uma portuguesa a fazer EVS na Turqia, e contra tudo ao que eu imaginava apaixonei-me por este pais, o meu projecto termina em setembro, mas neste moemnto ando a ver de oportnidade para ficar pela turquia..sera qe me poderiam ajudar tpo, onde posso procurartrabalho, onde e como sera mais facil todo esse processo...tenho uma permissao de residencia ate abril de 2014..mas gostavadeficar ou volta para c..qd terminass projecto...aguardo uma reposta....obrigada

15 May, 2013 22:07  
Blogger Carmona said...

Também eu estou de partida para Izmir. Engenheiro Civil e com o mercado estagnado em Portugal resolvi inscrever-me na EXPO Izmir 2020. Parece que as chances de ganhar são grandes e mesmo que isso não aconteça querem fazer obras na zona de Alsancak. Queria ver se tinha mais contactos com pessoas a viver em Izmir e que falem português. Já reparei que o blog da Luciane que lá vive não permite visitas. Penso que vou adorar a minha experiência em Izmir.

13 November, 2013 19:50  
Anonymous Gi said...

Boa tarde, encontrei este blog por acaso... Chamo me Giselas sou portuguesa a residir em Lisboa e penso mudar me para Istambul brevemente... Gostava de puder trocar umas ideias, conversar com alguém que já o tenha feito...
O meu email é giselasqueiros@gmail.com
Com

24 January, 2017 16:40  

Post a Comment

<< Home