.comment-link {margin-left:.6em;}

Pachalafaka

Portuguese guy moves to Istanbul, learns turkish and lives the new culture.
Um português em Istanbul
Bir portekiz İstanbul'da

Name:
Location: Türkiye

2005-08-20

A turquia em camadas

Ao viver na Turquia deparei-me com uma noção diferente a que no estava habituado. A forma como as pessoas se relacionam umas com as outras é diferente do que estou habituado. Para mim é comparável com os colégios militares, ou escuteiros, onde cada um pertence a um nivel que é sobreposto por outros níveis superiores a que outros pertencem. Isto é notório no respeito que todos têm pelos mais velhos,por palavra irmão e irmã em turco é diferente consoante seja irmão mais velho ou mais novo. Um velho que ande pelos transportes públicos ou que tenha de esperar em filas no banco, etc é tratado com um respeito que não vejo noutros países.
Mas não só a idade é importante, a profissão também define esta hirarquia os pelos garçons que atendem peddos e servem, sobrepostos pelos chefes de zona que controlam pagamentos, sobrepostos pelo dono do restaurante que se senta na caixa a tratar da ma$$a.
A Turquia é também um país onde conhecer as pessoas certas é considerado importante para conseguir vingar, e por aqui também vamos dar ao conceito de hierarquia onde os que têm mais poder protegem e apoiam aqueles que querem subir. E isto faz-me lembrar um filme que vi recentemente "Uzak", mas isto fica para outro post.
Para mim, conviver com os turcos tem sido também encaixar-me nesta hierarquia em que para uns sou um aprendiz e para outros um mestre! Tem sido interessante encontrar certas pessoas que têm de facto conhecimento e experiência de vida e que facilmente se colocam na posição de professores dispostos a partilhar o conhecimento com os aprendizes à sua volta, com eles tenho aprendido muito!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home